29 de jun. de 2009

Haltija

Haltija é um espírito e, muitas vezes, gnomo ou elfo-como criatura em finlandês mitologia, que guarda, ajuda ou protege alguma coisa ou alguém

Alguns haltijas são divididas em corridas ou pais, que são chamados väki.Existem diferentes tipos de väkis de haltijas, como veden väki (água folk) ou metsän väki (floresta folk).

Alguns väkis de haltijas:
  • Väki de floresta (metsän väki) significa haltijas de floresta. Their leader is Tapio, the king of forest. O seu líder é Tapio, o rei da floresta. Significa, também, poderes mágicos da floresta.
  • Väki de água (veden väki) significa haltijas de água.O seu líder é Ahti, o rei do mar. Veden väki também é mágico poder da água que pode tornar as pessoas doentes ou curá-los.
  • Väki da mulher (naisen väki) é geralmente entendida como especiais poderes mágicos das mulheres
  • Väki de morte (Kalman väki) significa fantasmas e espíritos, mas também poder mágico que pode ser encontrada a partir de cemitério. Este poder pode tornar as pessoas doentes, e também pode ser usada contra outras pessoas.
  • Väki de incêndio: (tulen väki) significa espíritos do fogo, mas também as forças destrutivas do fogo e do poder curativo de ar quente de sauna
  • Väki de montanha (vuoren väki) significa geralmente mal haltijas dos montes e grandes pedras
  • Väki de madeira (puun väki) significa corrida de haltijas de árvores, e também poder dos materiais de madeira, que pode causar dor, por exemplo, se você é atingido por objeto de madeira
  • Väki de ferro (raudan väki) significa haltijas de ferro, que podem machucar as pessoas que são atingidos por lâmina armas.Väki de aço também pode ser comandado a cicatrizar as feridas que eles fizeram.


Mesmo os seres humanos têm o seu pessoal haltijas, que estão protegendo seus espíritos como anjos no cristianismo.Um deles é Luonto, que significa "natureza".O Tonttu ou Maan Haltija (Haltija de terra) é considerada como um agregado espírito.

Haltija väkis de diferentes ambientes e materiais foram pensados para estar em conflito uns com os outros.Por exemplo, quando a madeira é queimada, é um assalto em que väki de fogo está batendo no väki da madeira.Väki do fogo pode ser usado para assustar outros väki .Por exemplo, se você fosse feito por maus väki de água, que acompanham você enquanto você estava nadando, este väki e a doença poderia ser eliminada em suana que tinha um monte de väki de fogo.