17 de ago. de 2009

Andhaka

Andhaka é um personagem da mitologia hindu.

1. Um demônio, filho de Kasyapa e Diti, com milhares de braços e cabeças, dois mil olhos e pés. Ele é chamado de Andhaka por que ele caminhava como um cego, embora ele visse muito bem Ele foi morto por Shiva quando tentou roubar a arvore Parijata de Swarga. com a sua derrota Shiva obteve o título de Andhaka-ripu, `inimigo de Andhaka.'

2. O Neto de Kroshtri e filho de Yudhajit, da etnia yadava, que junto com seu irmão Vrishni, foi o ancestral da famosa família dos Andhaka Vrishnis.

3. Rei cego do reino de Hiranyaksha, dito filho de shiva. Após ter se tornado rei Andhaka descobre que seus primos planejam contra a sua vida, assim ele se retira para a floresta para meditar. Ele se manteve em asana sobre uma perna por um milhão de anos (aparentemente), em sacrifício a Brahma enquanto ele esperava.

Brahma apareceu para Andhaka e ele pediu que fosse permitido que ele enxerga-se ,e se torna-se imortal, por ser incapaz de matar ninguém. Brahma concordou, mas avisou Andhaka que se desposa-se alguém que fosse para ele como uma mãe ele morreria. Andhaka voltou ao seu reino e rapidamente conseguiu resolver os problemas com seus primos.

Alguns milhões de anos mais tarde, três generais de Andhaka (Duryodhana, Vighasa e Hasti) encontraram Shiva e sua esposa Parvati numa caverna, mas eles não o reconheceram. Eles tomaram a linda mulher para ser esposa do seu rei.

Quando Andhaka chegou lá e tomou a mulher como esposa. Shiva o matou com seu tridente.