14 de nov. de 2009

A Jironga

" A Jironga "


JIRONGA= FLAUTA MÁGICA DA EXTINTA TRIBO DOS BILOLAS (DIZ-SE QUE AQUELE - ENTENDA-SE HOMEM BRANCO - QUE ENCONTRAR A JIRONGA DOS BILOLAS E A PEGAR FICA IMPOTENTE).

No final da década de 40, mais precisamente 1947, um tio meu de nome Cláudio que hoje esta com 92 anos que era um mateiro muito experiente e respeitado viajou para um afastado município do Amazonas - salvo engano Eirunepé. Dentro da floresta Amazônica ele teve o azar de encontrar a jironga dos bilolas!E o que ele fez?Por desconhecer a historia da jironga dos bilolas ele a pegou e trouxe dentro da calça de chita dele aqui para a cidade grande! Para ele que é alem de mateiro um musico a jironga dos bilolas nada mais era que uma simples flauta.Todo dia ele botava na boca para ver se saia algum som!E nada de sair som da jironga dos bilolas! Então ele procurou um vizinho dele o seu Epami (que hoje benza Deus esta com 105 anos muito bem vividos) que a época era um famoso historiador e conhecia de cabo a rabo como se diz a tribo dos bilolas para lhe mostrar a flauta muda;

Para espanto do seu Epami!Que lhe ordenou que devolvesse imediatamente a mata aquela flauta ou caso contrário ele iria perder todo o vigor sexual! Meu tio que a época tinha apenas 23 anos rapaz moço não acreditou e passou a debochar!Vivia com a jironga dos bilolas na boca (este ser iluminado transformou a jironga dos bilolas em cachimbo)! Minha avó Bertonilda então passou a brigar com ele!Mandava ele parar com o deboche se não ele ia ficar broxa! Ai que ele passou a "fumar" com mais freqüência a jironga dos bilolas!

Os anos se passaram e o Cláudio conheceu uma caboclinha muito linda a Gleice que era filha mais moça do seu Berto que também era mateiro! Como naquela época os namoros praticamente não existiam após 1 semana de se conhecerem eles se casaram!Ai pronto os problemas começaram, num é que ele não comparecia!O troço dele simplesmente murchou, parecia um troço de um homem de mais de 100 anos! Ele tentava, tentava, tentava, tentava e tentava! E nada! Assustado ele procurou novamente o seu Epami que o mandou procurar o pajé! Sem nem hesitar ele foi e procurou o pajé! Após se explicar com o pajé ele, o que é muito bem feito levou uma bronca!

No final o pajé disse a ele: "Você vai voltar a funcionar mais não como antes!Pajé vai soprar suas partes pra afastar espírito ruim dos bilolas! Depois disso você vai voltar nu para o meio da floresta e de noite vai queimar a jironga dos bilolas; E as cinzas você vai levar consigo todas as vezes sempre antes de comparecer você vai esfregar as cinzas da jironga dos bilolas nas partes! E foi o que ele fez, e continua fazendo! Hoje ele tem 20 filhos todos vivos, 13 bisnetos e 17 netos! Um conselho: Muito cuidado ao viajar aqui para Manaus, se você entrar a jironga dos bilolas deixe-a no mesmo lugar!!!!Nunca em hipótese alguma segure a jironga dos bilolas! E também nunca deboche do desconhecido ou o desconhecido irá se virar contra você!

* Lenda enviada por: Gleice de Manaus

30/7/2009 21:53:06