5 de set. de 2010

San La Muerte ("São Morte")


Atenção: Não Confundilo com "SANTA MUERTE" são dois santos diferentes.



San La Muerte é uma pessoa ou entidade reverenciada na região guarani antigo da América do Sul e, principalmente, nas áreas do Paraguai , no nordeste da Argentina , principalmente na província de Corrientes e, em menor medida de Misiones , Chaco , Formosa e sul Brasil ( Paraná , Santa Catarina , Rio Grande do Sul ), desde a década de 1960 devido à migração interna o culto espalhou-se para certas regiões da província da argentina de Santa Fe e, especialmente, o Gran Buenos Aires .

Suas imagens servem como um amuleto ou "paye" (objeto de cura utilizado por curandeiros) , muitas vezes esculpidos (com exceção da foice , que é frequentemente adicionada depois da obra ficar pronta) em um único pedaço de madeira, osso (ossos humanos, às vezes), chumbo, gesso, etc...Estas estátuas servem para se colocar sob a pele ou como um pingente: a maior medida de 15 cm, geralmente menor medida de uma polegada que representam um esqueleto humano com uma foice com uma lâmina enlatada.


Imagem de santa muerte desfrutando de uma suposta oferenda
(Hahaha dos bens materiais agente não leva nada? vai nessa kkk santa muerte que o diga!)


Esta geralmente é a representação mais comum, embora há estátuas com a figura sentada ou de cócoras, sem foice, com mãos no queixo ou do pescoço: estas posições correspondem à iconografia católica para o Senhor da Paciência, no entanto, essa veneração de San La Muerte não tem nada a ver com a Igreja Católica Romana, a prática do culto a San La Muerte é considerada um culto pagão e em total contradição com os ensinamentos de "Jesus".



Outros nomes

Além de San La Muerte é chamado de "Senhor da Boa Morte, Senhor da Paciência, de San Justo Nosso Senhor da Boa Morte, Nosso Senhor Deus e da morte, San Skeleton Ayucar, San Severo de la Muerte , ou - por vezes apenas por medo-San, ou simplismente "querida".

Orações

San La Muerte é invocado como um outro santo, com a diferença que também o fiel pode vir a pedir-lhe para fazer mal a alguém. (Ele Faz o Bem e o Mal)


Atributos de Santa Morte


Sua foice: San La Muerte em seu lado direito tem uma foice como um sinal de igualdade perante Deus, simbolizando que para todos os seres vivos chegará a sua hora de ir para ele.

Sua forma esquelética: representa a similaridade de todos os seres humanos, e que na morte é arrancado tudo que é material, ou a tentação dos homens.

Seus olhos vermelhos: Representam o sangue, que por sua cor, une todos os seres humanos.

O seu sorriso demonstra a alegria eterna do conhecimento sobre a vida e a morte.

Suas roupas pode ser representadas em diferentes cores: Preto, branco ou roxo.Todos referem ao mesmo San La Muerte, mas expressando a energia ou a ordem dos fiéis diante dele.

Seus olhos para o mundo: Desde a sua posição correta que Deus deu aos homens a ver com os olhos também.

Representações de posições diferentes da sua imagem:



A Santa Paciência (sincretismo): agachamento, o que representa a busca do ser humano em seu pensamento para as suas aspirações e no desenvolvimento da paciência de como desenvolver a sabedoria.

A direita: Em pé, com a foice.

Rei: O Rei sentado no trono, a imagem sincrética devido à deriva da imagem de Exu Tata Caveira.