11 de out. de 2010

Lechies





Leshy, Lechies, Lechy ou Lesovik, é um espírito masculino da floresta da mitologia eslava, que protege os animais selvagens e as florestas. Há também leshachikha/leszachka (esposas do leshak) e leshonky (crianças do leszy). Ele é aproximadamente ao análogo do Homem Selvagem da Europa Ocidental e os Basajaun, do País Basco.

Em termos de aparência, sua forma é humana, seu sangue e sua pele dizem ser um azul palido, seus olhos e sua barba são verdes, ele usa seus sapatos no pé errado, e ele não tem uma sombra. Às vezes, ele aparece com chifres, pés de cabra e garras nos dedos, semelhante ao diabo. Acredita-se que seus pais eram uma mulher mortal e um demônio.  Sua esposa é Leshacikha e seus filhos são conhecidos como os Leshonki. Leshy nem sempre é mau, embora ele goste de confusão, seqüestrando humanos principalmente mulheres jovens.

Diz a lenda que quando um leshy for lhe atacar você deve tirar suas roupas e vestir ao contrario ele pode ficar confuso. Mas se ele correr atrás, você deve colocar fogo em alguma planta, o Lechi ficará mais preocupado em apagar o fogo da mata do que correr atrás de você, mas se ele continuar a correr você provavelmente vai levar uma surra jamais vista...


O Leshy tem uma ligação estreita com o lobo cinzento, e é frequentemente visto em companhia de ursos também. Ele é o Senhor da floresta e leva um porre-te ou um chicote para expressar que ele é o mestre da floresta. No Brasil, ele pode ser considerado semelhante ao Curupira e ao Caipora.



Habilidades

Ele é dito ter a capacidade de mudar para qualquer forma, de animal ou vegetal. Quando ele está em forma humana, ele parece como um camponês comum, excepto nos seus olhos, que brilham e seus sapatos estão calçados para de trás. Em alguns contos, diz-se que ele aparece para os visitantes como um grande cogumelo falando. Ele também pode variar de tamanho, encolhendo-se à altura de uma folha, quando estão em movimento, através de campos abertos, ou crescer para o tamanho das árvores mais altas quando estão na floresta.

Se uma pessoa auxiliar um Leszy,ele poderá ensinar-lhes os segredos da magia para agricultores e pastores que fazem pactos com o Leshy, para proteger as suas colheitas e ovinos. O Leshy tem muitos truques, incluindo, desencaminha de camponeses, tornando-os doentes, ou espancando-os até a morte. Também eram conhecidos por esconder os machados de lenhadores.
Lechies é um ser extremamente pernicioso, chora de forma horrível, e também poder imitar vozes de pessoas próximas e atraí-los de volta para suas cavernas, onde ele iria espancar quase até a morte e ele elimina os sinais de seus postos.

Os Lechies nem sempre são maus, mas eles gostam de confusão e sequestrar  jovens humanos, ele também é conhecido por manter a pecuária e de saber muito das suas florestas, caso as perca. Às vezes, os pastores de vacas vão fazer pactos com Leshy, entregando-lhe sua cruz ao redor de seu pescoço e partilhando da comunhão com ele, logo após as reuniões nas igrejas cristãs. Estes pactos, dizem que são para dar poderes especiais aos pastores.

Dictionnaire Infernal

Lechies, é um demônio ou espírito, no Dictionnaire Infernal, ele é um ser da floresta eslava, de natureza semelhante a um duende Polevik. Ele protege as aves, árvores e animais da floresta, ele aparece na forma de um ser humano com a pele azul, 2 chifres grandes e cabelos verdes, uma longa barba verde em seu rosto, com um porrete ou chicote, indicando o seu domínio da floresta.

Se uma vez encontro um Lechies, deve contrariá-lo imediatamente, mudando todas as suas roupas, de dentro para fora e para trás, colocando os sapatos nos pés de forma oposta, isso pode lhe deixar confuso, e o sinal da cruz, muitas vezes, também funciona, mas na pior das hipóteses, caso o Lechies, continuar a lhe perseguir, coloque fogo em algum lugar da floresta (coloque fogo na floresta que além do lechies correndo atrás de você a policia também vai kkk), se um Lechies for atrás de ti, não olhe para trás, pois ele ficará tão preocupado em apagar o fogo, que ele vai esquecer, devido as suas travessuras, que caiu em cima de sua pobre alma.